David kolb

 


David Kolb é um psicólogo americano conhecido por suas contribuições para a teoria da aprendizagem experiencial. Ele nasceu em 1939 e é professor emérito de ciências organizacionais e do comportamento na Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, Ohio.

A teoria de aprendizagem experiencial de Kolb, também conhecida como modelo de aprendizagem experiencial de Kolb, é baseada na ideia de que o aprendizado é um processo cíclico e contínuo que ocorre por meio da interação entre experiência concreta, observação e reflexão, formação de conceitos abstratos e experimentação ativa. Segundo Kolb, esse processo envolve quatro etapas distintas, que ele chamou de "estilos de aprendizagem":

  1. Experiência concreta: envolve a experiência direta de algo, seja através de ações, observações ou participação ativa em situações reais.

  2. Observação e reflexão: depois de ter uma experiência concreta, a pessoa observa e reflete sobre o que aconteceu. Isso pode incluir análise crítica, revisão de ideias e avaliação das consequências.

  3. Formação de conceitos abstratos: com base nas observações e reflexões, o aprendiz começa a desenvolver conceitos abstratos e generalizações, buscando entender e sintetizar o que foi aprendido.

  4. Experimentação ativa: após a formação de conceitos abstratos, o aprendiz busca aplicar essas ideias em novas situações, experimentando e testando-as na prática.

Kolb argumenta que os indivíduos têm preferências diferentes em relação a essas etapas do processo de aprendizagem. Ele identificou quatro estilos de aprendizagem correspondentes a essas preferências:

  1. Acomodador: prefere experiências concretas e experimentação ativa, enfatizando a prática em vez da teoria.

  2. Divergente: favorece a observação e reflexão, buscando diferentes perspectivas e abordagens criativas para resolver problemas.

  3. Convergente: valoriza a formação de conceitos abstratos e a aplicação prática desses conceitos em situações específicas.

  4. Assimilador: enfatiza a formação de conceitos abstratos e a compreensão teórica, procurando integrar novas informações em um quadro de conhecimento existente.

Esses estilos de aprendizagem não são mutuamente exclusivos, e cada pessoa pode apresentar uma combinação dos quatro, com preferências mais pronunciadas em um ou dois estilos.

O modelo de aprendizagem experiencial de Kolb tem sido amplamente utilizado em contextos educacionais, de treinamento e desenvolvimento pessoal, e tem influenciado a concepção de currículos e abordagens instrucionais que valorizam a participação ativa dos alunos, a reflexão crítica e a aplicação prática do conhecimento.

Comentários